2 Followers
25 Following
amandaalexandre5

Mommy, am I cult?

A former literary snob making her way back to commercial reads.

Currently reading

The Silver Linings Playbook
Matthew Quick
You Should Pity Us Instead
Amy Gustine

O Grande Líder

O Grande Líder - Fernando Jorge Acompanhamos a formação de caráter de Piranha, o político corrupto de que trata a história desde a sua infância (aliás, desde o seu avô). Filho de um general facínora, Piranha cresceu com a pior das educações e se tornou muito velhaco, ladrão e supersticioso. Na primeira metade do livro, vemos a escalada de Piranha na vida política, e esta parte do livro é bem interessante.

São abordados aspectos bem podres da nossa política de um jeito engraçado, mas que dá raiva, ao mesmo tempo: compra de votos, os roubos, a corrupção, a eleição de uma corja para cargos de confiança...

A escolha de palavras é difícil, às vezes - uma mistura de expressões regionais, que dão o tom engraçado, e um vocabulário erudito, que contribui para o tom irônico e "nojentinho" da obra.

Você não vai sentir empatia nem torcer por nenhum dos personagens. Não é esse tipo de livro. É o tipo que nos faz olhar de longe, com a frieza necessária para julgar bem tudo o que acontece, para entender as ironias, e não sofrer com cada cafajestice que o Piranha apronta.

Mas na segunda parte do livro é repetitiva: uma sucessão de festas e jantares, em que o autor critica quase as mesmas coisas repetidas vezes. A intenção, pelo que entendi, era fazer alusão a acontecimentos reais do ex-presidente Washington Luís, se não me engano, mas esta parte ficou maçante para os que não conheciam com detalhes a vida política da época.