2 Followers
25 Following
amandaalexandre5

Mommy, am I cult?

A former literary snob making her way back to commercial reads.

Currently reading

The Silver Linings Playbook
Matthew Quick
You Should Pity Us Instead
Amy Gustine

Em busca do borogodó perdido

Em busca do borogodó perdido - Joaquim Ferreira dos Santos Eu li este livro na hora certa: queria algo brasileiro, cheio de ginga, cheio de... borogodó. (Perdoem-me por não ser tão boa quanto o Joaquim nestes "parangolés brasileiros".)

O livro é dividido em algumas partes. No começo, a cultura de celebridades. Em algum ponto, mulheres. Por fim, as "idiossincrasias" da língua... e é aí que começa o meu problema.

Joaquim critica os exibicionismos, os modismos linguísticos de fomra bem eloquente, mas por vezes dá pra pensar que ele é vítima do mesmo exibicionismo que critica. Como na crônica que ele dedica exclusivamente a dizer que Getúlio não teria se suicidado caso tivesse encontrado uma gostosona da época no quarto. O texto é uma referência atrás da outra, dá um ar elegante de tropicalista culto, mas é inegável que, de vez em quando, o autor se prostitui por uma figura de linguagem.

E quem é que pode culpá-lo? Para quem escreve, uma figuras de linguagem inteligente que surge na mente é uma tentação irresistível, é uma mulher linda e gostosa que surge na sua cama quando menos espera. Aliás, para nós mulheres o livro perde um quê de empatia: Joaquim dedica crônicas inteiras a admirar as mulheres por sua beleza, seu andar, seu modo de falar "fofo"... enfim, por todos os aspectos "inerentemente" femininos que me faz perguntar se o autor se libertou de certas visões estreitas que herdou das décadas machistas em que cresceu.

Curiosidade: Joaquim diz que usa críticas ferrenhas de seus leitores como antídoto para a arrogância. E aí, será que ele vai ver a sua página no Goodreads?